Barra lateral

Ômega-3 pode retardar envelhecimento biológico em humanos, mostra novo estudo

Pesquisadores descobriram que a suplementação com 1 grama de ômega-3 pode ajudar a retardar o envelhecimento biológico em humanos.

O estudo, recentemente publicado na revista Nature Aging, analisou dados de um ensaio clínico conduzido ao longo de três anos com mais de 700 idosos.

Já se sabia, por pesquisas anteriores, que a restrição calórica poderia ter esse efeito. Além disso, estudos em animais e investigações menores já sugeriam benefícios de substâncias como vitamina D e ômega-3, embora sua eficácia em humanos ainda não estivesse totalmente comprovada.

➡️ Agora, com base nos novos achados, há evidências robustas de que consumir 1 grama diário de ômega-3 pode influenciar positivamente o envelhecimento biológico.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas utilizaram ferramentas de biologia molecular conhecidas como relógios epigenéticos, capazes de medir os impactos da suplementação. O ensaio foi realizado na Suíça com 777 idosos, todos com 70 anos ou mais, divididos em oito grupos.

Durante o período de três anos, os participantes receberam doses diárias de 2.000 UI de vitamina D, 1 grama de ômega-3 e realizaram exercícios físicos por 30 minutos, três vezes por semana.